terça-feira, 12 de abril de 2016

O DEFEITO TÁ NAS VISTAS

"O telefone toca.
- Alô!
- Alô, mercearia do Afrânio, bom dia, quem está falando e o que deseja?
- Aqui é o João e eu quero falar com meu compadre Serafim, faz favor de chamá-lo!
- Eita, seu João, seu Serafim não mora mais aqui, ele mudou-se já faz um tempão.
- Danou-se, ele mora muito longe?
- Não senhor, são dez casas depois da minha, mas se quiser eu posso repassar o recado.
- Então o senhor diz a ele que daqui a meia hora eu telefono de novo, pois o assunto é urgente!
- Está certo, pode ligar que eu vou agora mesmo dar o recado.
Trinta minutos depois o telefone toca de novo.
- Alô, seu Afrânio, o compadre Serafim já chegou?
- Sim, ele está aqui e vai falar com o senhor.
- Compadre Serafim, aqui quem ta falando é seu compadre João, eu soube que o senhor tá querendo vender seu cavalo, o Golias, é verdade?
- Ah, sim, compadre, é verdade, mas só vou vender o bichinho porque não tenho um local pra ele viver!
- Quanto o compadre está pedindo pelo Golias?
- Duzentos contos, compadre!
- O preço tá bom, compadre, nesse caso amanhã eu vou até aí pra ver o Golias e fechar o negócio!
- Vou esperar o compadre, é até bom porque o senhor verá com seus próprios olhos as condições do cavalo!
No outro dia Serafim chega à casa do João e após os cumprimentos, os dois compadres vão ver o Golias.
- Compadre João, o cavalo está em perfeitas condições?
- Está compadre, mas vou logo lhe dizer que o defeito dele tá bem nas vistas...
- Mas compadre, eu não vejo nada de errado nele.
- Olhe direitinho, compadre e vai descobrir pra depois não se arrepender...
- Já olhei até os pelos do mesmo, compadre e continuo dizendo que não tem defeito, vamos fechar o negócio, vou lhe pagar e o compadre me dá um recibo.
- Sim, compadre, é o senhor que quer o cavalo, porém preciso colocar no recibo que não aceito devolução da mercadoria.
Após as formalidades do acordo, João coloca o cavalo no caminhão do compadre e se despedem calorosamente, no entanto passados três dias, por volta das cinco horas da manhã, Serafim bate na porta do compadre João para desfazer a compra feita.
- Bom dia, compadre Serafim, o senhor logo cedo por aqui, o que aconteceu?
- Compadre João, eu tou muito arrependido, é o seguinte, três dias atrás, vim negociar com o senhor a compra deste cavalo e quando cheguei, eu e meus meninos, fomos tirar o mesmo do caminhão, colocamos água e ração, depois selei o bicho, montei, mas ele não saiu do lugar, tentei por várias vezes e nada, então verifiquei que Golias é cego...
- Mas compadre pelo que me lembro, eu disse que não aceitava devolução da mercadoria, basta ler o recibo que lhe passei e outra coisa, também lhe avisei que o defeito do Golias tá nas vistas e o senhor não acreditou, portanto leve o cavalo de volta e essa conversa acaba aqui, porque cego é aquele que não enxerga pelo buraco duma cerca, passar bem!"









(Mj...12/04/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário